Sobre nós

A ABEP é uma entidade que visa promover o desenvolvimento e aprimoramento do ensino de Psicologia no Brasil.
Trabalhamos para garantir a qualidade do ensino e a formação de profissionais qualificados.

A Associação Brasileira de Ensino de Psicologia - ABEP - é uma entidade de âmbito nacional, que tem a sua natureza institucional voltada para a reflexão, o desenvolvimento e o aprimoramento da formação em Psicologia no Brasil.

A ABEP compreende que a formação em Psicologia deve estar comprometida com a realidade social do país, vinculada à ética e ao exercício da cidadania. O processo de construção da ABEP teve o seu início marcado por um período de discussões nacionais acerca da formação em Psicologia.

Sua criação, em outubro de 1998, foi resultado da deliberação do Fórum Nacional de Formação, ocorrido em Ribeirão Preto-SP no ano anterior, um importante evento coordenado pelo Fórum Nacional das Entidades de Psicologia - FENPB.

Dessa forma, a criação da ABEP refletiu o desejo de muitos segmentos da Psicologia Brasileira, constituindo-se em um espaço que estava descoberto na interseção entre o exercício profissional e as entidades científicas.

Missão

Promover o acesso e a disseminação do conhecimento no ensino de Psicologia, propondo políticas e subsidiando atividades que entrelacem os diversos públicos da entidade e da sociedade.

Visão

Ser uma instituição que promove a qualificação do ensino da Psicologia e que é referência na interação entre as Entidades da Psicologia, o setor público e a sociedade.

Valores

Formulação de políticas para a qualificação do Ensino de Psicologia, fomentando um clima organizacional pautado no profissionalismo e na competência, objetivando agilidade e parceria, respeitando o pluralismo teórico-metodológico e ideológico, focando na qualificação do ensino de Psicologia por meio da ética e transparência junto à sociedade.

Objetivos principais

Cooperar com o desenvolvimento do ensino da Psicologia, coordenando informações e coligindo dados sobre os campos de trabalho, sobre experiências educacionais de formação em Psicologia, sobre o desenvolvimento científico da área, sobre aplicações do conhecimento da Psicologia que possam auxiliar na solução de problemas nacionais e outras informações necessárias e importantes para a qualificação dos cursos de formação em Psicologia.

Articular as ações relativas à formação em Psicologia, promovendo o intercâmbio com entidades governamentais e não governamentais, com os profissionais e com os estudantes de Psicologia do país e do exterior.

Promover integração ou colaborar com outras entidades interessadas nos programas de ensino de Psicologia, podendo filiar-se a organismos internacionais que tenham objetivos conexos ou similares.

Celebrar convênios, acordos, contratos ou ajustes com entidades públicas ou privadas, nacionais ou não, para a realização de seus objetivos.