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DIREITOS HUMANOS

Em 2008, em ação conjunta entre a ABEP e CFP, com o apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), da Presidência da República, e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação (MEC), foram desenvolvidos debates on-line.

Tem como objetivo contribuir para o aprofundamento do debate sobre a Educação em Direitos Humanos nas escolas, uma vez que a Psicologia vem desempenhando importante papel na reflexão dessa problemática, desde a graduação, como algo imprescindível na formação de psicólogos. Por meio desta, buscou-se também promover reflexões sobre as contribuições da Psicologia na temática da Educação em Direitos Humanos, ressaltando a importância de garantir que o desenvolvimento do tema seja consolidado na formação dos psicólogos.

O projeto contemplou a realização de estudos sobre a produção e as práticas de formação sobre Direitos Humanos inseridos e desenvolvidos nos cursos de Psicologia, a elaboração de uma ferramenta informacional sobre os Direitos Humanos (www.dhpsi.org.br) e um conjunto de quatromesas-redondas de debate com transmissão on-line, promovidas nos meses de agosto e setembro de 2008, com exposição de profissionais de diferentes áreas que ofereceram importantes análises para os temas propostos.

Os debates on-line sobre o ensino da Psicologia apontam a educação como uma resposta, um caminho a ser trilhado em busca da superação de problemas cruciais vividos pelas sociedades atuais, como desigualdade e violência. Além disso, reafirmam a capacidade dos processos de educação como instrumento de transformação social, seja na construção de uma cultura de paz em face das mais diversas formas de violência, seja na superação das graves violações dos Direitos Humanos. Nesse sentido há perfeita identificação com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que apresenta a educação como instrumento de realização dos Direitos Humanos, quando em seu preâmbulo a propõe “como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade se esforce, por meio do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades.”

O ensino dos Direitos Humanos representa um caminho efeitov para sua implementação como um todo, e uma enorme possibilidade de encontrar formas de eliminar os obstáculos que continuam a dificultar a sua plena efetivação.

As questões relativas aos Direitos Humanos são fundamentais de ser incorporadas na formação dos psicólogos para a consolidação do compromisso social, que tem sido assumido pela Psicologia como ciência e profissão. É preciso que coletivamente nos engajemos em práticas formativas forjadas em uma cultura de respeito aos Direitos Humanos por meio da promoção dos ideais de liberdade, de igualdade, de solidariedade, de justiça, de tolerância e de paz.