elektronik sigara e sigara - Royal honey

Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia

Colegas coordenadora(e)s de Cursos de Psicologia,

 

Estamos iniciando um importante processo de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia, coordenado pela ABEP, pelo CFP e pela FENAPSI. Ele partiu de uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde, que montou um grupo de trabalho para discutir o assunto, e está orientando que essa revisão seja feita por todos os cursos da área da saúde, entre eles a Psicologia.

Após mais de treze anos da publicação de nossas DCN (que foram republicadas em 2011, apenas com alteração do Artigo referente à Licenciatura), já era mesmo o momento dessa revisão.

Ao longo desses anos, a ABEP tem debatido, em seus eventos e nos fóruns que realiza regularmente, com coordenadora(e)s, estudantes, professora(e)s, orientadora(e)s de estágio e psicóloga(o)s, uma série de temas relevantes sobre a formação, e utilizará agora essa experiência e esse acervo de discussões. Mas será fundamental o envolvimento de todos os atores da formação, para que a discussão atinja de fato âmbito nacional e represente todos os envolvidos nesse processo.

Estamos enviando, nos anexos, 3 documentos:

– um texto disparador das discussões, que contextualiza a formação em Psicologia no Brasil, levanta aspectos relevantes para o processo de revisão e arrola os temas do debate;

texto_disparador__revisao_dcn_final_com_logos

– o regulamento do processo, que define prazos, etapas e representações;

regulamento_encontro_nacional_das_dcn_final_email

– um modelo de formulário para o envio de propostas para os Encontros Regionais e para o Encontro Nacional, e o endereço eletrônico para enviá-las.

formulario_para_envio_de_propostas_final

Pedimos que divulguem o máximo possível esses documentos entre docentes e estudantes, em especial o Texto Disparador, e que incentivem a participação de toda(o)s. As reuniões preparatórias podem ser realizadas a partir de agora, seguindo o Regulamento, e as propostas resultantes já podem ser enviadas. Façam contato com os CRPs e os núcleos ABEP de sua região ou, se isso não for possível, organizem reuniões preparatórios em sua IES ou em conjunto com outras IES ou entidades da Psicologia.

Vamos todos nos envolver nessa tarefa, com vistas a construir Diretrizes que garantam a qualidade da formação profissional e o enfrentamento das graves ameaças a essa qualidade!

 

Atenciosamente,

 

Angela Soligo

Presidente da ABEP

Diretoria da ABEP – Gestão 2017-2019.

 

ABEP- Associação Brasileira de Ensino de Psicologia

Site: www.abepsi.org.br

E-mail: abep@abepsi.org.br

Contato: (11) 4106-3556