elektronik sigara e sigara - Royal honey

NOTA DA ABEP DE APOIO À LUTA ANTIMANICOMIAL

Reuniram-se dias 8 e 9 de dezembro de 2017, profissionais, militantes da luta antimanicomial, usuárias e usuários de Saúde Mental, para celebrar, organizar discussões e afirmar democraticamente a importância da Luta Antimanicomial como fundamento da política de saúde mental, valorizando o processo de alteridade.
Em 2001, a lei 10.2016, entrou em vigor, instituindo a reforma psiquiátrica e os direitos das pessoas com transtornos mentais, marcando o início de uma incidência política, diálogo e pressão social no sentido de construir novas perspectivas de política de saúde mental.
A luta antimanicomial não é uma ação isolada de outros movimentos por garantia dos direitos humanos fundamentais, nem está circunscrita ao nosso país. Desde os anos 70 o modelo manicomial vem sendo questionado em todo o mundo ocidental e inúmeras pesquisas nos campos da saúde e das ciências humanas vêm mostrando a inadequação  desse modelo.
Encontros como o realizado em Bauru favorecem a organização da sociedade civil e a retomada da história da Luta Antimanicomial brasileira. A realidade de violência em manicômios é perversa, precisamos constantemente avaliar, propondo um processo amplo de debate popular, as várias formas manicomiais de levar a vida. Frente a vários golpes que estamos sofrendo na atual conjuntura política, que não consideram os processos históricos, democraticamente construídos, os princípios que vinham regendo a Política de Saúde Mental tem sofrido ataques muito intensos que redundaram em alterações violentas dois dias após o encontro. 
Como instituição responsável pela formação de psicólogas(os), a Associação Brasileira de Ensino a Psicologia (Abep) reafirma os princípios da Luta Antimanicomial, a atenção psicossocial de usuárias/os de Saúde Mental, na perspectiva dos Direitos Humanos, posicionando-se contrariamente ao desmonte da Política Nacional de Saúde Mental em curso. Repudiamos as mudanças propostas, pois significam retorno do modelo manicomial, por meio de hospitais psiquiátricos e comunidades terapêuticas, com financiamentos de grande porte do Sistema de Saúde.

Diretoria ABEP

Gestão 2017/2019

24119533677_258bcd400e_z