- GRADUAÇÃO
- ESPECIALIZAÇÃO
- CREDENCIAMENTO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO
- COMO PROCEDER PARA DAR ENTRADA NO CREDENCIAMENTO DOS CURSOS (DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E TRÂMITE DO CREDENCIAMENTO)
A Resolução CFP n.º 013/2007 Institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro. O título de especialista, atualmente, pode ser adquirido de três formas, sendo uma delas por concessão por conclusão de curso de especialização credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia.
A ABEP está autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia a realizar o cadastramento dos Cursos de Especialização em Psicologia, proceder o exame de documentação e realizar vistoria, para verificação da estrutura e funcionamento, grade curricular, corpo docente e demais condições dos cursos.
O parecer favorável sobre as condições verificadas é a condição para o Credenciamento do curso pelo Conselho Federal de Psicologia que, uma vez aprovado, terá seu certificado de conclusão reconhecido para fins de concessão do título de especialista.
A equipe de vistoriadores da ABEP já realizou análise e pareceres de vários cursos que solicitaram o credenciamento e está no momento procedendo a vistoria em outros.
A especialização profissional caracteriza-se por uma qualificação da prática profissional, diferenciando-se, assim, da especialização acadêmica, que pode estar voltada para a atualização e/ou formação docente, não pressupondo, necessariamente, a prática profissional. Desde que a Resolução (CFP7/01) que instituiu o título de Especialista em Psicologia foi implantada, o CFP deu início ao processo de credenciamento dos cursos de especialização oferecidos por diversas instituições formadoras em diferentes áreas da Psicologia.
A Resolução procurou garantir condições mínimas de qualidade que possam se refletir na qualificação da prática profissional: equipe de professores estável e qualificada (40% de mestres e doutores), carga horária mínima de 500 horas, mínimo de 400 horas de conteúdo específico da especialização, mínimo de 120 horas de prática supervisionada, monografia de conclusão do curso, acesso a biblioteca e a base de dados, máximo de 10 alunos por supervisor, dentre outras.
A instituição que deseja credenciar seus cursos de especialização em Psicologia deve inicialmente procurar a ABEP, e após a conclusão da avaliação os relatórios serão encaminhados ao CFP, avaliados pela comissão de especialistas e votados em Plenária. Após o credenciamento ou recredenciamento de cursos em Plenária, o CFP atualiza uma lista disponível no site POL. O aluno que deseja saber se o seu curso para especialista é credenciado deve observar a lista pelo link:
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O CREDENCIAMENTO
A documentação para o credenciamento do curso deve ser solicitada pelo email abaixo e deverá ser enviada de duas formas:
1º por e-mail (credenciamento@abepsi.org.br) e
2º impresso (NÃO PRECISA ENCADERNAR) para o endereço atual da ABEP:
SAF SUL, QD 2, LT 2, BLOCO B, ED. VIA OFFICE, SALAS 102/103 – BRASILIA DF – CEP: 70070-600
DÚVIDAS FREQUENTES
1. Quais alunos têm direito ao título de especialista?
Conforme regulamentado pelas Resoluções CFP n.º 008/2005 e n.º 014/2005, terão direito à obtenção do título os “alunos matriculados no curso durante a vigência do credenciamento”, que o concluírem durante ou em período posterior ao prazo de validade, e os “alunos de turma(s) que tenha (m) sido objeto de vistoria para fins do credenciamento do curso, bem como aos alunos da última turma que tenha concluído o curso no período imediatamente anterior à solicitação do credenciamento”.
Desta maneira, além do período de vigência do credenciamento, o CFP informará o início da turma concluinte que foi incluída no processo de solicitação de credenciamento e indicará as turmas cujos alunos foram objeto de vistoria.
2. Em caso de dúvidas sobre o credenciamento ou recredenciamento, como devo proceder?
Envie sua dúvida por e-mail que a mesma será respondida imediatamente, respeitando apenas o prazo de consulta ao CFP, se for o caso, porém, não serão respondidas dúvidas técnicas por telefone, pois essa é uma maneira de garantir que sua resposta seja embasada nas resoluções vigentes.
3. Como funciona o Credenciamento dos Cursos de Psicologia?