Página inicial do VII Encontro da ABEP SP/2009
 

Abep comemora 10 anos realizando VII Encontro Nacional e escolhe nova diretoria


O VII Encontro Nacional da ABEP foi realizado em São Paulo, na Universidade Paulista, de 13 a 15 de agosto, com participação de cerca de 390 professores, psicólogos e alunos.

O Fórum de Coordenadores de Curso antecedeu o encontro. A partir das falas das professoras Maria da Graça Gonçalves e Soely Aparecida Jorge Polydoro sobre Formação generalista, diretrizes, projetos pedagógicos e compromisso social, debateu-se pontos nevrálgicos e formas de superá-los no cotidiano da tarefa de formação em Psicologia.

10 anos

A abertura do VII Encontro marcou as comemorações pelos 10 anos da Abep, com presença de organizações do Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, ratificando a importância da Abep na condução dos debates sobre formação.

Após a palestra da Profa. Ana Maria Jacó-Vilela sobre os Percursos da Psicologia como ciência e profissão, ex-presidentes da ABEP compuseram mesa sobre a história da entidade, na qual recuperaram a proposição, a consolidação e os temas tratados. As falas registraram história de luta e compromisso social da Abep em prol da melhor formação e atuação dos psicólogos.

Foram lançados um selo e um carimbo dos Correios comemorativos aos 10 anos, e entregues o Prêmio Especial ABEP 10 anos e o 3º. Prêmio Silvia Lane para Trabalho de Conclusão de Curso e Relatório de Estágio. Os trabalhos premiados discutiram desafios para a construção e implantação de novo projetos pedagógicos; a capacitação profissional como foco; a Clínica Psicológica no SUS; Psicologia Social na atenção básica.

Na palestra de Ivone Valente, secretária nacional de Defesa Civil sobre A nova política da Defesa Civil no Brasil: expectativas para a contribuição da Psicologia foi assinado, entre a Secretaria, o CFP e a Abep protocolo de intenção para parceria na difusão e construção dessa nova política em que os psicólogos teriam ampla possibilidade de formação e atuação.

Na plenária com a representação de 20 Núcleos ABEP, de todas as regiões do país, houve compromisso de programar o debate sobre políticas públicas, em especial, a da defesa civil.

Nova diretoria:psicólogos de todas as regiões do país

No final do Encontro, após o relatório da gestão 2007 – 2009, foi eleita nova diretoria para o biênio 2009 – 2011. A partir da avaliação positiva do trabalho realizado pela gestão que se encerrou, alguns diretores continuarão seu trabalho.

Para a nova diretoria, o trabalho da ABEP tem sentido e atinge seus objetivos com a participação do coletivo de atores que constroem a Psicologia brasileira. Os princípios norteadores em prol de uma formação em Psicologia com ética, qualidade, compromisso social e para a inclusão de todos são:

(a) consolidar e aprimorar o trabalho coletivo, participativo e transparente da Associação em gestão democrática;
(b) investir no Ensino e na Formação em Psicologia inseridos no debate social das condições de ensino e práticas de formação;
(c) aprimorar e consolidar a formação de psicólogos críticos e comprometidos com a realidade social brasileira e com as políticas públicas;
(d) implicar o marco dos Direitos Humanos como um dos eixos principais do ensino e da formação;
(e) participar da articulação da Psicologia brasileira em conjunto com outras entidades, fortalecendo o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB);
(f) participar e fortalecer, em parceria com a União Latino-Americana de Psicologia (ULAPSI), a construção de uma Psicologia Latino-Americana;
(g) gerir de forma responsável os recursos da Associação advindos de qualquer fonte (parcerias, convênios, anuidades)

As ações a serem desenvolvidas de forma a contemplar os princípios e investir na consolidação da ABEP são:

1. Aprofundar temas de ensino e formação, tais como: Direitos Humanos; Serviço-Escola; Ensino de Psicologia em outros Cursos; Juventude brasileira e educação; Formação para atuar em políticas públicas;

Problematizar o ensino e a formação em Psicologia, a fim de avançar, de modo contínuo, na direção de um psicólogo crítico, analítico, transformador de seu cotidiano, com compromisso social; Consolidar a participação de todos os segmentos (alunos, professores, psicólogos e instituições) no debate sobre o ensino e a formação e, desse modo, na construção contínua da Associação; Fortalecer os Núcleos como instâncias regionais da Associação e do debate sobre o ensino e a formação em Psicologia; Fortalecer o Fórum de Coordenadores como espaço de debate sobre o ensino e formação; Reconhecer e fortalecer os diversos atores que promovem debates sobre ensino e a formação, promovendo trocas de conhecimento e construindo, coletivamente, referências para as ações de todos; Aprofundar a construção de referências ao ensino e formação em Psicologia, divulgando-as amplamente; Desenvolver e/ou utilizar-se de metodologias que ampliem o debate e promovam a construção coletiva de referências para o trabalho dos psicólogos no ensino e na formação; Fortalecer as relações interinstitucionais em diversos fóruns e espaços de representação e articulação política: FENPB, ULAPSI, FNEPAS, FNDC; Atuar junto aos órgãos governamentais necessários para a construção de ensino e formação de qualidade em psicologia; Promover e aprimorar o uso dos canais de comunicação da ABEP (site, boletim, ambiente virtual); Estabelecer parcerias com outras associações em que temáticas sobre ensino e formação estejam no foco; Buscar fontes financiadoras para as atividades da ABEP por meio de parceria e convênios institucionais. A nova diretoria tem, em sua composição, psicólogos de todas as regiões do país. São eles:

Mônica Helena Tieppo Alves Gianfaldoni
Sylvia Helena Souza da Silva
Daniela Cunha Lopes
Dreyf de Assis Gonçalves
Julio Schruber Junior
Francisco José Machado Viana
Algaídes de Marco Rodrigues
José Neander Silva Abreu
Sônia Maria Lemos
Maria de Nazaré Tavares Zenaide
Maria das Graças Victor Silva

Este é mais um trabalho que se inicia e, em parceria com o CFP e demais entidades da Psicologia Brasileira, esperamos seja muito profícuo.

Colocaremos no ar em breve mais chamadas para o conteúdo deste site.