elektronik sigara e sigara - Royal honey

BOLETIM ABEP Nº 1 – JANEIRO2018

topo_boletim_01

REVISÃO DAS DCN DE PSICOLOGIA: UM PROCESSO DEMOCRÁTICO E PARTICIPATIVO PARA A FORMAÇÃO

Para dar início à revisão das DCN para os cursos de graduação em Psicologia, a partir de uma perspectiva democrática e participativa entre os atores da formação (coordenadoras/es, professoras/es, alunas/os, psicólogas/os) e sociedade, a ABEP, o Sistema Conselhos e a FENAPSI promoveram alguns encaminhamentos: constituição do Grupo de Trabalho DCN (GT DCN – CFP/ABEP/FENAPSI); elaboração de um texto disparador das discussões sobre a formação e a intensificação da participação da ABEP nas reuniões da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O GT DCN – CFP/ABEP/FENAPSI, composto por representantes dessas três entidades, elaborou a estratégia para a concretização da discussão ampliada, visando promover a organização e a mobilização das/os psicólogas/os, docentes e estudantes de Psicologia do país em torno da proposta das novas DCN de Psicologia. A partir das reuniões desse grupo surgiu o Regulamento do Encontro Nacional das DCN e o Formulário para envio de propostas (anexos).

De modo geral, o processo de revisão das DCN se inicia com Reuniões Preparatórias (livres, organizadas pela própria categoria, com a implicação das coordenações dos cursos de Psicologia), que deverão ocorrer entre os dias 01 de dezembro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018. A seguir ocorrerão os Encontros Regionais, entre 17 de março e 21 de abril de 2018, nas cinco regiões do país.

Após a sumarização dos Relatórios Regionais ocorrerá o Encontro Nacional, em 05 de maio de 2018, em Brasília- DF. A proposta das DCN de Psicologia elaborada nesse encontro será disponibilizada para consulta pública de 20 de maio a 10 de Junho de 2018 e, posteriormente, a versão final será encaminhada ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Educação.

O texto disparador das discussões sobre a formação, intitulado “Repensando a Formação da(o) Psicóloga(o): revisão das DCN para os cursos de graduação em Psicologia” (anexo), elaborado pela ABEP, teve como principal objetivo oferecer subsídios para as discussões. Para tanto, inicia com um breve levantamento histórico e análise de diferentes períodos da formação em Psicologia no Brasil, com seus determinantes e referências; a seguir, relata o contexto e a origem da atual proposta de revisão das DCN e, por fim, elenca e analisa os principais aspectos que, neste momento, demandam novas contribuições ou reformulações. Esses tópicos de discussão vêm sendo problematizado por coordenadoras/es de curso, orientadoras/es de estágio, estudantes e profissionais de Psicologia nos Fóruns ABEP e em outros espaços de interlocução com a entidade.

A intensificação das reuniões mensais da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) – CIRHRT/CNS e participação ativa nas reuniões ampliadas do GT DCN ocorreram pela inclusão da diretora da ABEP, Suenny Fonsêca de Oliveira, neste espaço, com o apoio do CFP. Durante as reuniões, a Psicologia ampliou sua voz, já presente por meio da participação do CFP e da FENAPSI, e contribuiu com a construção das diretrizes curriculares comuns para os cursos da saúde que consistem na Resolução do CNS nº 569 e Parecer CNS nº 300 aprovado pela 183ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (anexos). 

Essas ações têm fortalecido a Psicologia como ciência e profissão, nesses diversos espaços. A ABEP convida você a participar desse momento histórico para a formação das(os) futuras(os) psicólogas(os). Esteja presente nas reuniões preparatórias e contribua com propostas para as novas DCN para a graduação em Psicologia! Sua presença é fundamental para que o processo seja verdadeiramente amplo e democrático!

ANEXOS:

texto_disparador__revisao_dcn_final_com_logos

regulamento_encontro_nacional_das_dcn_2018

formulario_para_envio_de_propostas_

manifesto_abep_pela-democracia

res-cns-569-e-parecer-tecnico-300-dcn-gerais-graduacao-saude

 

REPRESENTAÇÕES DA ABEP EM EVENTOS

OUTUBRO

ABEP participa na Reunião da SBP 

A vice-presidente da ABEP, Eliz Marine Wiggers, participou no dia 26 de outubro de 2017 de um Fórum da ABEP na Uninove, em São Paulo, durante a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). No evento, os coordenadores e professores presentes apontaram as seguintes temáticas: 1) a preocupação com o oferecimento de cursos de graduação da área da saúde em EAD e com o curso híbrido – aulas EAD e presenciais; 2) a fragilização do curso de graduação de Psicologia de uma IES do Rio Grande do Sul que foi comprada por uma grande empresa do ramo educacional; 3) informes da ABEP sobre o processo de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Psicologia e constituição de parcerias com as entidades nacionais da Psicologia para potencializar envolvimento no processo democrático e participativo para a construção coletiva das novas DCN de Psicologia. 

 

NOVEMBRO

ABEP participa da reunião da ULAPSI

No dia 7 de novembro de 2017, a Diretora da ABEP, Alayde Digiovanni, participou da reunião da União Latino-Americana de Psicologia cuja pauta foi: 1) organização dos Diálogos Latino-Americanos no Congresso Brasileiro de Psicologia; 2) candidatura para a sede do Congresso da ULAPSI na Costa Rica e Seminário Internacional da ULAPSI; 3) realização da Atividade Memória das Relações Internacionais das Entidades da Psicologia; e 4) Informes Gerais – solicitação de informe ABEP. A representante da ABEP participou da discussão de todos os pontos e aproveitou os informes gerais para evidenciar que no último Encontro da Asociación Latinoamericana para la Formación y Enseñanza dela Psicología (ALFEPSI) foi definida a nova mesa diretora, para a qual foi eleita como presidente Ângela Soligo, atual presidente da ABEP. Informou ainda que o próximo encontro da ALFEPSI acontecerá no Rio de Janeiro no segundo semestre de 2018, na UFRJ e com apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

 

ABEP compõe Câmara Técnica da CIRHRT/CNS

A diretora da ABEP, Suenny Fonsêca de Oliveira, participou no dia 8 de novembro, em Brasília, da 181ª reunião ordinária da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com os representantes das demais entidades designadas para compor a Câmera Técnica da CIRHRT/CNS. “A Formação dos Profissionais/Trabalhadores da Área da Saúde e o papel do Conselho Nacional de Saúde” foi o título da apresentação do Presidente do CNS, Ronald Ferreira dos Santos. O coordenador da CIRHRT/CNS, Gerdo Bezerra de Faria, abordou o tema “Histórico e composição da CIRHRT/CNS, atribuições e desafios na regulação da formação em saúde”. A última fala da mesa foi do coordenador-adjunto da CIRHRT/CNS, Douglas Vinícius Reis Pereira, que norteou a discussão a respeito da “A criação das Câmaras Técnicas no âmbito do CNS e da CIRHRT/CNS: objetivos e funcionamento”. A oficina de trabalho seguiu orientando aos novos representantes das entidades que compõem a Câmara Técnica sobre o trabalho realizado naquela comissão no que se refere aos fluxos e metodologia de trabalho na análise de processos de abertura e reconhecimento dos cursos de graduação na área da saúde, bem como o uso do Sistema FormSUS e suas potencialidades para facilitar a gestão da informação.

 

ABEP participa de evento em Araçatuba sobre Áreas Emergentes e Revisão das DCN 2018

Dreyf de Assis Gonçalves, membro da Diretoria Ampliada da ABEP, ​participou, no dia 14 de novembro, da mesa Redonda “Desafios à Formação: Áreas Emergentes e Revisão das DCN 2018” na Câmara Municipal de Araçatuba, São Paulo, evento organizado pelo Núcleo de Emergências e Desastres (NED) do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Em sua fala, intitulada “Diálogos Interdisciplinares na Gestão Integral de Riscos e Desastres”, enfatizou o contexto do trabalho ​da Gestão Integral de Riscos e Desastres como uma área emergente da Psicologia, compromissada com a transformação social, no qual os desafios ao ensino e à formação, tornam-se ainda maiores, dada a necessidade da construção constante de uma cultura de Direitos Humanos e reconhecimento das necessidades das maiorias da população, especialmente em tempos da violação de direitos e  ataque às Políticas Públicas. O representante da ABEP anunciou também a retomada das atividades do Núcleo Regional ABEP e fez o convite a todos os presentes para participarem do processo de revisão das DCNs. Estiveram presentes estudantes e professores de Psicologia, profissionais do SUS e do SUAS e várias autoridades municipais.

 

ABEP aborda Despatologização na Câmara dos Vereadores de Campinas

A convite do grupo Despatologiza, a presidente da ABEP, Ângela Soligo, realizou uma fala sobre a Despatologização na Câmara dos Vereadores de Campinas, São Paulo, no dia 21 de novembro. Na oportunidade, Ângela Soligo apresentou evidências de que nossa vida tem sido recorrentemente patologizada e medicamentalizada, por meio de explicações dos dilemas sociais e pessoais centradas no sujeito individual e da estigmatização da diferença, alienando-o da cultura e dos contextos de produção da vida e apontando as saídas medicalizantes como garantias de produtividade e felicidade.

 

ABEP presente na 182ª Reunião Ordinária CIRHRT/CNS

A ABEP, representada pela diretora Suenny Fonseca de Oliveira, participou da 182ª Reunião Ordinária da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relação de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CIRHRT/CNS) no dia 21 de novembro em Brasília – DF. A reunião ampliada contou com a presença de representantes das associações, conselhos, federações e executivas estudantis das 15 profissões da área e teve como pauta principal  o uso da modalidade Educação a Distância (EaD) nos cursos de graduação da área da Saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais comuns a estes cursos. O CNS e as entidades representadas na reunião reafirmaram sua posição contrária ao uso da modalidade EaD na graduação em saúde e assinaram conjuntamente Nota Pública manifestando esse posicionamento.

 

ABEP representa o CFP na Audiência Pública sobre Violência na Escola

A convite do Conselho Federal de Psicologia (CFP), a presidente da ABEP, Ângela Soligo, participou da audiência pública na Câmara dos Deputados, sobre violência na escola, no dia 23 de novembro em Brasília. A presidente da ABEP apresentou um breve relato da Pesquisa Violência e Preconceitos na Escola, realizada em parceria entre as entidades do FENPB – CFP, ABEP, ABRAPEE, FENAPSI e 10 Universidades Federais. Enfatizou alguns aspectos extremamente relevantes da pesquisa: a imbricação entre violência e preconceito, a distinção entre violência contra a escola, da escola e na escola, a presença da violência e dos preconceitos em todas as etapas da escolaridade e a necessidade apontada pelos estudantes de diálogo e acolhimento por parte da escola. Concluiu apontando as possibilidades de contribuição da Psicologia Escolar no contexto da escola, na perspectiva do trabalho coletivo para a construção de uma escola acolhedora, democrática e sem preconceitos.

 

DEZEMBRO

Núcleo ABEP Manaus discute revisão das DCN com coordenadores de curso

No dia 5 de dezembro de 2017, a Diretora da ABEP, Sônia Maria Lemos, e a conselheira do CRP 20, Adriane Andrade, se reuniram com os coordenadores de curso de Psicologia de Manaus para discutir o processo de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Psicologia e apresentação dos documentos orientadores para a discussão.

 

Presidente da ABEP participa de atividade no Núcleo ABEP Mato Grosso do Sul

Ângela Soligo, presidente da ABEP, esteve em Campo Grande no dia 06 de dezembro de 2017 participando de atividade do Núcleo ABEP Mato Grosso do Sul. Na ocasião, foi realizada eleição da nova coordenação do Núcleo, tendo à frente a professora Sônia Urt. Em sua conferência, Ângela falou sobre violência na escola.

 

ABEP convidada pelo Ministério da Saúde para reunião sobre Educação Interprofissional

A Diretora da ABEP, Flávia ristina S. Lemos, participou da 2ª Reunião Técnica Regional sobre Educação Interprofissional promovida pelo SIGETS/MS em Brasília nos dias 5 e 6 de dezembro de 2017. Durante a reunião a OPAS afirmou que já havia informado ao Governo brasileiro que Educação em Saúde não é gasto, é investimento; especialmente no que tange a interprofissionalidade. Representantes do Ministério da Saúde defenderam o SUS e as universidades públicas. Houve uma discussão sobre ensino superior privado e fragilização da formação em saúde. Representantes do MEC afirmaram que não há dentro do Ministério discussões sobre privatização das universidades. Foram relatados experiências da Guatemala e Urugai sobre a implantação do trabalho interprofissional e comunitário. Conforme relato da representante da ABEP, uma das propostas mais relevantes da reunião foi colocar a Educação Interprofisional nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de saúde como eixo básico da formação. Essa discussão já vem ocorrendo em outras instâncias do Ministério da Saúde, também com participação da ABEP.

 

ABEP participa ativamente da construção das novas DCN gerais da área de saúde

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou em sua 183ª reunião ordinária, dias 7 e 8 de dezembro de 2017 em Brasília, a Resolução CNS nº 569 que orienta as DCN comuns aos cursos da área de saúde. Conjuntamente também foi aprovado o Parecer Técnico CNS nº 300 que amplia e respalda a discussão. A ABEP participou ativamente das discussões que embasaram os documentos nas reuniões ampliadas convocadas pelo GT DCN da CIRHTH/CNS, bem como contribuiu para sistematizar as discussões em Resolução.

 

 

ABEP se reúne com APRAPEE e CFP para discutir Violência e Preconceito na Escola

A ABEP juntamente com a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) retomam as discussões sobre Violência e Preconceito na escola. Além do debate e divulgação da pesquisa sobre a temática, promovidos pelas representações da ABRAPEE, CFP, ABEP e FENAPSI, outras ações estratégicas foram debatidas. Foi levantada ainda a possibilidade de elaboração de um novo caderno sobre as Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) nos cursos de Ensino Profissionalizante e Ensino Superior, além de abordados assuntos como a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Psicologia. A presidente da ABEP, Ângela Soligo, participou deste encontro ressaltando a importância da parceria entre as entidades.

 

ABEP discute o processo de revisão das DCN de Psicologia na Paraíba

No dia 11 de dezembro de 2017, na sede do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba – 13ª região (CRP 13), ocorreu reunião entre a Diretora da ABEP, Suenny Fonsêca de Oliveira, e os coordenadores dos cursos de Psicologia da Paraíba. Todos os presentes receberam o material impresso com Regulamento do Encontro Nacional das DCN, formulário para propostas e texto orientador produzido pela ABEP contextualizando a formação em Psicologia no Brasil desde sua origem até os desafios atuais. As IES presentes se comprometeram a participarem do processo de revisão e marcar reuniões preparatórias. A presidente do CRP 13, Iany Cavalcante Barros, se comprometeu a apoiar a ABEP no processo de discussão das DCN na Paraíba, além de organizar um Encontro Paraibano das DCN por meio da Comissão de Formação e Núcleo ABEP Paraíba do qual sairá uma comissão do CRP 13 para o Encontro Regional das DCN – Nordeste.

 

ABEP discute o processo de revisão das DCN de Psicologia em Pernambuco

No dia 15 de dezembro de 2017, Verônica Chaves Carrazzone, Diretora da ABEP, se reuniu com os coordenadores e professores de cursos de Psicologia de Pernambuco, representantes da sede e das subsedes do Conselho Regional de Psicologia de Pernambuco – 2ª região (CRP 02) e representantes do CEP – Coletivo de Estudantes de Psicologia de Pernambuco. A pauta da reunião abordou a apresentação dos documentos relativos ao processo de revisão das DCN que foram enviados previamente a todos os convidados, além de organizar coletivamente a agenda de reuniões preparatórias, a mobilização do evento em Pernambuco, bem como organizar o Encontro Regional das DCN – Nordeste que ocorrerá em Recife no dia 04 de abril de 2018.

diretirzes_2018

Caros associados, em breve entraremos em contato novamente com novas informações relevantes à formação e ao ensino de Psicologia. Contamos com vocês Para Cuidar da Formação!