elektronik sigara e sigara - Royal honey

Boletim ABEP nº 09 – Setembro 2017

topo_boletim_09-2017

XI ENCONTRO NACIONAL DA ABEP

Nos dias 7, 8 e 9 de setembro aconteceu o XI Encontro Nacional da ABEP, na UNICAMP, em Campinas, São Paulo. Estiveram reunidos estudantes, profissionais da Psicologia (professoras/es, psicólogas/os e coordenadoras/es de curso) para discutir e refletir sobre a formação em Psicologia no Brasil e os desafios que se impõem para a intensificação e consolidação de um compromisso ético-político da categoria. Contamos também com a presença de diversas entidades representativas da Psicologia: Conselho Federal de Psicologia, CRP-SP, CRP-MS, CRP-MG, CRP-SC, CRP-PB, CRP-SE, SinPsi-SP, FENAPSI, ABOP e APRAPEE.
A programação do evento contou, na cerimônia de abertura, com a conferência proferida pelo Diretor do CFP, psicólogo Pedro Paulo Bicalho, sobre Direitos Humanos e Psicologia. No segundo dia do evento, a psicóloga Elisa Zaneratto Rosa apresentou conferência sobre Formação em Psicologia para o Campo da Saúde Pública. Esses temas estiveram presentes em diversas atividades ao longo do XI Encontro ABEP e também foram abordados nos trabalhos vencedores da 10ª edição do Prêmio Silvia Lane para as categorias TCC e Relatório de Estágio.
Durante o encontro foram realizados 6 minicursos e apresentadas 31 mesas redondas, 30 conversando sobre, 26 comunicações orais, 23 como eu faço e 26 pôsteres. Além disso, os 5 Fóruns ABEP (Coordenadores de Curso, Orientadores  de Estágio, Licenciatura, Estudantes e Núcleos ABEP) abordaram temas de grande relevância para a formação em Psicologia, tais  como: mercantilização do ensino e impacto na formação, Psicologia e EaD, Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Psicologia, Licenciatura em Psicologia, Carta de Serviços sobre Estágios e Serviços-Escola, diálogo com MEC-INEP sobre avaliação dos cursos de Psicologia, inserção das políticas públicas nos currículos de Psicologia, inserção de diferentes componentes curriculares , título de especialista, demandas da formação e saúde dos estudantes de Psicologia, entre outros.
No encerramento do evento foi realizada a Assembleia Geral, momento em que a nova Diretoria da ABEP foi empossada para o biênio 2017-2019, tendo sido eleita com 100% dos votos. A composição deste grupo abrange todas as regiões do país, para que ele seja representativo das questões e demandas regionais relacionadas à formação em Psicologia no Brasil.

1) Presidenta: Ângela de Fátima Soligo (São Paulo) 
2) Vice-presidenta: Eliz Marine Wiggers (Santa Catarina)
3) 1º Secretário: João Eduardo Coin de Carvalho (São Paulo)
4) 2ª Secretária: Suenny Fonsêca de Oliveira (Paraíba)
5) 1ª Tesoureira: Fernanda de Lourdes Freitas (São Paulo)
6) 2ª Tesoureira: Sônia Maria Lemos (Amazonas)
7) Diretora: Iraní Tomiato de Oliveira (São Paulo)
8) Diretora: Alayde Maria Pinto Digiovanni (Paraná)
9) Diretor: Celso Francisco Todin (Minas Gerais)
10) Diretora: Flávia Cristina Silveira Lemos (Brasília)
11) Diretora: Verônica Chaves Carrazoni (Pernambuco) 
12) Diretora: Mônica Ramos Daltro (Bahia)

Foram também apresentados os membros da Diretoria Ampliada, que terão a tarefa de colaborar com os trabalhos da Diretoria: Carla Biancha Angelucci, Lázaro de Souza, Lecy Rodrigues, Roberta Azzi, Júlio Schuruber Júnior, Dreyf de Assis Gonçalves e Cínthia Vilas Boas.
Após a posse foi dada a palavra para o estudante Lázaro de Souza, membro da Diretoria Ampliada, que leu o manifesto produzido durante o Fórum de Estudantes, refletindo sobre a necessidade das instituições formadoras se aproximarem das instituições que regulamentam e/ou pensam a formação e propondo a criação de um coletivo dos estudantes para discutir a formação em Psicologia.

Ao final do evento, a nova presidenta da ABEP, Ângela Soligo, anunciou que a tarefa premente desta entidade é rediscutir as DCN de Psicologia, e que é preciso fazê-lo frente aos tempos em que direitos estão sendo sequestrados.

foto_diretoria_2017

PALAVRAS DA DIRETORIA ABEP 2015-2017

Em 09 de setembro de 2017 foi eleita e empossada a nova diretoria da ABEP, durante seu XI Encontro Nacional, realizado em Campinas-SP.
A diretoria, em continuidade ao trabalho que vem sendo realizado desde a  criação da ABEP, propõe-se a trabalhar na perspectiva de diálogo e atuação colaborativa entre os atores da formação – docentes, estudantes, coordenadoras/es de  curso, com as entidades da Psicologia e com o Sistema Conselhos de Psicologia, promovendo aproximações entre a formação, a pesquisa e a atuação em Psicologia, orientada pelo compromisso ético-político com uma formação de qualidade, socialmente orientada, descolonizada e pautada pelos Direitos Humanos.
Nesta gestão, uma tarefa impõe-se como primordial para nós: a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Psicólogos, na busca de aperfeiçoamento de nosso mecanismo regulador, do compromisso com as políticas públicas e do enfrentamento às políticas de formação inicial à distância para os cursos vinculados à área da Saúde.
Esperamos contar com a participação de todas e todos e estamos sempre abertas/os ao diálogo e à ampliação das participações e colaborações.
A diretoria

 

REPRESENTAÇÕES DA ABEP EM EVENTOS NO MÊS DE SETEMBRO
 
ABEP discute a situação do Ensino Médio no Congresso da ABOP
Ângela Soligo, presidenta da ABEP, participou do XIII Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira, organizado pela Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP), realizado entre 19 e 22 de Setembro de 2017 em Campinas (SP), na unidade Swift da Universidade São Francisco. A diretora representou a entidade como membro da mesa redonda “Mudanças no Ensino Médio Brasileiro: para onde vamos?”. 

Parceria com ABRAPEE e participação ativa da ABEP no XIII CONPE em Salvador 
O XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional – XIII CONPE, promovido pela ABRAPEE entre os dias 27 e 30 de setembro de 2017, na Faculdade de Educação da UFBA, em Salvador, Bahia, contou com diversas participações de diretoras e colaboradoras ABEP em suas atividades. A mesa redonda “A Formação na Área da Saúde exige a prática presencial” contou com a colaboradora Diva Conde, que, juntamente com Alexandre Anache, Rogério Giannini e Regina Pedroza, fizeram uma breve análise da articulação entre concepções de aprendizagem e metodologias de ensino. Diva Conde aproveitou a oportunidade para reafirmar a posição da ABEP contrária à formação inicial em Psicologia através da modalidade EAD. Na mesa redonda “Psicologia e Políticas Educacionais: aspectos da formação e das práticas nas instituições educacionais”, a diretora da ABEP, Alayde Digiovanni, Fauston Negreiros e Diva Conde abordaram a importância da relação Psicologia e Educação, através do ensino de Psicologia no Ensino Médioe desafios atuais para a formação de professores de Psicologia para a Educação Básica. Na mesa redonda “Educação e Diferença: gênero e raça na escola, a presidenta da ABEP, Ângela Soligo, abordou a temática, compondo esta atividade em parceria com Maria Conceição Costa e Andrea dos Santos Nascimento. Ângela Soligo também participou do simpósio “Educação e Formação em Psicologia”, juntamente com Marilda Facci, Alayde Digiovanni e Diva Conde, momento em que as palestrantes resgataram a relação entre a formação de professores de Psicologia para a Educação Básica e os currículos de Psicologia. 

associacao_julho2017

Caros associados, em breve entraremos em contato novamente com novas informações relevantes à formação e ao ensino de Psicologia. Contamos com vocês Para Cuidar da Formação!