elektronik sigara e sigara - Royal honey

Boletim ABEP – Nº 02 / 2017

marco_2017

HOMENAGEM DA ABEP ÀS MULHERES PSICÓLOGAS


          Em 2013, o Conselho Federal de Psicologia, representado pelos pesquisadores, Louise A. Lhullier, Jéssica J. Roslindo, Raul A. L. Cesar Moreira, apresentou algumas considerações preliminares sobre os resultados referentes às psicólogas brasileiras, provenientes do estudo nacional realizado no primeiro semestre de 2012, “Quem são as psicólogas brasileiras?”
        Esse estudo revelou que desde 1980, a proporção entre psicólogos e psicólogas vem se mantendo, majoritariamente pelas mulheres, ou seja, nove entre dez pessoas que exercem a profissão no Brasil são mulheres, ainda subrepresentadas pela cor negra e/ou parda, conectadas com o mundo via internet (98%), em processo contínuo de formação embora poucas indo atrás de um título acadêmico (mestrado ou doutorado), que trabalham em tempo parcial com uma remuneração, de maneira geral, não alta. Um grande contingente não exerce a profissão ou não a tem como atividade principal; e, parcela considerável das que exercem, quase a metade não vive em companhia de um parceiro. Um pouco mais da metade têm filhos. E, ainda que cerca de 1/4 dessa população não está diretamente implicado nas questões próprias ao exercício da profissão, postas pela prática em seus desafios cotidianos, na medida em que não a estão exercendo ou a têm como uma atividade secundária.
          Esses dados indicam que as psicólogas brasileiras formam uma população que enfrenta problemas muito semelhantes relativos à desigualdade entre os sexos, às questões relacionadas ao trabalho e à sua remuneração, à distribuição do cuidado com os filhos e do trabalho doméstico, ao suporte de outras mulheres para fazer frente a esse tipo de demanda e à violência, relatados na literatura.
         Essas mulheres merecem toda nossa atenção, homenagem e respeito, mas também ações políticas, sociais, econômicas que as possibilitem, cuidarem de si próprias, para estarem aptas ao exercício profissional. Parafraseando a música “Mulher” de Erasmo Carlos “Dizem que a mulher é o sexo frágil. Mas que mentira absurda. Nós que fazemos parte da rotina de muitas delas. Sabemos que a força está com elas”.
       Nesse dia Internacional das Mulheres, a ABEP não apenas homenageia todas as Mulheres, psicólogas, professoras, como reafirma sua parceria na luta pelo fim da violência contra as mulheres e pela igualdade de direitos.
 

Eros e Psiquê

                      (Ângela Soligo)

Homem-deus, mulher-mortal.
Para merecer o amor de Eros e viver no paraíso, Psiquê teve de cumprir inúmeras tarefas – árduas, cruéis.
Psiquê que habita o nome de minha profissão – a Psicologia.
Psicologia, mulher na palavra, mulher no perfil de suas profissionais.
Mulheres Psi – em todos os lugares, de muitas maneiras. Mas não no poder.
Mulheres – trabalhando fora e dentro de suas casas. Trabalhando em média 7 horas mais que os homens.
Mulheres que seguem cumprindo as tarefas de Psiquê.
Para merecer um paraíso que nunca lhes chega, nem lhes pertence.
Para alcançar Eros, em seu lugar-deus.
Mulheres mortais – mulheres mortas.
Mulheres que se insurgem pela vida, pela igualdade, por um mundo sem deuses e suas iras.
Dia Internacional de luta das mulheres.
Nem uma a menos.
Mulheres em todos os lugares, com todos os direitos.
 

ABEP APÓIA O I SIMPÓSIO NACIONAL PSICOLOGIA E COMPROMISSO SOCIAL 

          No sábado, dia 4 de março, Marcus Vinicius, mais conhecido como Marcus Matraga, completaria 60 anos. Sua trajetória profissional foi embasada no compromisso da Psicologia com a sociedade brasileira, numa perspectiva que fez  a profissão avançar em direção às políticas públicas e à defesa dos direitos humanos. 
          Sua morte precoce e violenta há um ano e um mês, motivou a criação do Memorial Matraga, que será inaugurado durante o I Simpósio Psicologia e Compromisso Social, entre os dias 20 e 22 de março de 2017, na PUC São Paulo (Campus Perdizes), e reunirá vídeos, textos, fotos e áudios de entrevistas com Marcus Vinicius. 
          A ABEP clama por justiça e estará presente nesta homenagem. 
          Participe você também! Inscrições no link: http://www.compromissosocial.org.br/inscricoes
 

PUBLICADA NOVA EDIÇÃO DA REVISTA DA ALFEPSI 

          A Revista Integración Académica en Psicología da Asociación Latinoamericana para la Formación y Enseñanza de la Psicología (ALFEPSI) está disponível em sua página eletrônica. Com esta nova edição a ALFEPSI mantém a regularidade de sua publicação há cinco anos e continua aberta à submissão de novos textos que contemplem experiências no âmbito da Psicologia.         Acompanhe os artigos pelo link: http://www.integracion-academica.org/  
 

REPRESENTAÇÕES DA ABEP EM EVENTOS

JANEIRO

Reunião de Planejamento Estratégico da Diretoria da ABEP em São Paulo
A Diretora da ABEP se reuniu nos dias 27 e 28 de Janeiro no SindPsi, em São Paulo, para o planejamento estratégico do ano de 2017. Estiveram presentes a Diretora-presidente da ABEP, Diva Lucia Gautério Conde, e os demais diretores: João Eduardo Coin de Carvalho, Lecy Rodrigues Moreira, Angelina Pandita Pereira, Julio Schruber Junior, Sônia Maria Lemos, Suenny Fonseca de Oliveira, a secretária, Margarete Silles, além das colaboradoras Alayde Digiovanni, Irani Tomiatto de Oliveria e Ângela Soligo. Após realizarem uma avaliação geral das atividades realizadas pela gestão desde sua posse, englobando os trâmites da mudança de sede e estado, bem como os requisitos legais para reorganização da ABEP, a pauta central da reunião foi a programação do XI Encontro Nacional da ABEP, que em breve será divulgada nos próximos boletins. Aguardem!
 

foto_diretoria_pe_2017

ABEP se reúne com Diretoria do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe
No dia 18 de Janeiro de 2016 foi realizada uma reunião entre a Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira, Diretora da ABEP, com a Diretoria do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP 19), com o intuito de formar uma parceria para conduzir o processo de adequação do Núcleo ABEP regional às Diretrizes para a Constituição e Funcionamento dos Núcleos Regionais da ABEP, publicadas em 18 de novembro de 2016. Foi elaborado um calendário de atividades para que, a partir de fevereiro de 2017, fossem realizadas atividades para aproximação da comunidade acadêmica e conduzido o processo de refundação do Núcleo ABEP Sergipe. 
 

FEVEREIRO

ABEP discute Educação a Distância na Graduação no Encontro das Profissões da Área de Saúde
No dia 14 de fevereiro de 2017, no auditório do Hotel Windsor em Brasília – Distrito Federal, foi realizado o Encontro das Profissões da Área de Saúde que debateu a Educação à Distância nas graduações. Estiveram presentes representantes dos Conselhos Federais e das Associações de Ensino das profissões de saúde. Após a apresentação do cenário e contexto da oferta de vagas, foram apresentados os encaminhamentos do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS) para reafirmar a posição contrária a oferta de cursos da área de saúde integralmente na modalidade EAD. A ABEP esteve presente nesse evento a convite do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e foi representada pela vice-presidente da entidade, Sônia Lemos.
 

ABEP se reúne com coordenadores dos cursos de Psicologia de Sergipe
Com o apoio logístico e institucional do Conselho Regional de Psicologia da 19ᵃ Região, a Diretora da ABEP, Suenny Fonsêca de Oliveira, se reuniu, na manhã do dia 14 de fevereiro de 2017, na sede do CRP19, em Aracaju – Sergipe, com representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso de Psicologia no Estado. Participaram desse encontro representantes das coordenações dos cursos de Psicologia das instituições Faculdade de Sergipe (Fase/Estácio de Sá), Universidade Tiradentes (UNIT), Faculdade Pio X, Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de psicólogos que trabalham no Conselho e o presidente do CRP 19, Alan Santana Santos. O trabalho conjunto do tripé ABEP, CRP 19 e Instituições de Ensino Superior de Sergipe é fundamental na luta em prol da melhor formação dos psicólogo e  psicólogas nesse Estado e faz parte do plano estratégico de refundação do Núcleo ABEP Sergipe.  
 

Roda de Conversa sobre Estágios e Ênfases Curriculares com Professores de Psicologia em Sergipe 
Na tarde do dia 14 de fevereiro de 2017, na sede do CRP 19, em Aracaju – Sergipe, foi realizada uma roda de conversa sobre Estágios e Ênfases Curriculares com os coordenadores de serviços- escola e orientadores de estágio dos cursos de Psicologia. Participaram representantes de todas as IES de Sergipe e a Diretoria do Conselho que, juntamente com a Diretora da ABEP, Suenny Fonsêca de Oliveira, discutiram questões sobre o funcionamento dos estágios e sobre sua adequada condução na graduação em Psicologia.
 

anuidade_2017

Caros associados, em breve entraremos em contato novamente com novas informações relevantes à formação e ao ensino de Psicologia. Contamos com vocês Para Cuidar da Formação!