elektronik sigara e sigara - Royal honey

Boletim ABEP – abril de 2016

Prezadas(os) associadas(os),

Entramos em contato para encaminhar nosso primeiro boletim de atividades.

Em cidade nova, com uma diretoria eleita em setembro passado, com novo apoio administrativo, a ABEP vem mantendo regularmente suas atividades, e cumprindo seu objetivo de ser o espaço onde os debates sobre a formação em psicologia devem acontecer.

Contamos com a sua participação ativa: questione, sugira, informe.

Nossos abraços

Diva Lucia Conde

Diretora Presidente da ABEP

Gestão 2015-2017

 

X ENCONTRO NACIONAL E ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA ABEP

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro aconteceu o nosso X Encontro Nacional, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. 

Estiveram reunidos estudantes, profissionais da Psicologia (professoras/es, psicólogas/os e coordenadoras/es de curso) para discutir e refletir sobre a formação em Psicologia no Brasil e os desafios que se impõem para a intensificação e consolidação de um compromisso ético-político da categoria. 

Contamos com a presença de Cláudia Maffini Griboski, Diretora de Avaliação do Ensino Superior do INEP/ MEC, e de entidades representativas da Psicologia: Conselho Federal de Psicologia, CRP-SP, CRP-MS, CRP-MG, CRP-SC, CRP-PB, SinPsi-SP, FENAPSI. 

Encerrando o evento, foi realizada a Assembleia da ABEP, com todos os associados presentes, momento em que foi realizada a eleição da nova Diretoria da ABEP, onde a chapa “Prá Cuidar da Formação” foi eleita com 97% dos votos, conforme composição abaixo: 

Presidente: Diva Lucia Gautério Conde 
Vice-presidente: Sonia Maria Lemos 
1ª Secretária: Angelina Pandita Pereira 
2ª Secretária: Maria das Graças de O. Santiago 
1º Tesoureiro: Júlio Schruber Júnior 
2ª Tesoureira: Lecy Rodrigues Moreira 
Diretor: Rafael Campos de Oliveira Dutra
Diretora: Suenny Fonsêca de Oliveira 
Diretor: Antonio Alexandre Ferreira 
Diretor: Eduardo Antunes de Matos 
Diretor: João Eduardo Coin de Carvalho 
Diretor: Celso Tondin 

Em discurso, a atual presidente da ABEP reforçou os princípios apresentados na carta-programa da chapa da nova Diretoria que consiste no compromisso com a formação em Psicologia, com o cuidado com a formação em cursos de Psicologia e Licenciatura, com a intensificação da articulação com entidades nacionais  e latino-americanas que se dedicam à formação de Psicólogas(os) a fim de incentivar/aprofundar a consolidação da Psicologia que reconheça e dialogue com as demandas de nossas populações e avançar no diálogo com as entidades responsáveis pelo exercício profissional (Sistema Conselhos) e pelas condições e relações de trabalho (FENAPSI), respeitando as especificidades de cada órgão e aprofundando relações entre as diferentes dimensões da Psicologia como Ciência e Profissão.

PALAVRAS DA DIRETORIA ABEP 2015-2017

Prezad@s companheiros na formação de psicólogas e psicólogos brasileiros, 

A ABEP foi criada com a expectativa de que se constituísse no espaço social em que as especificidades da formação em Psicologia pudessem ser compartilhadas, debatidas, problematizadas, acordadas em um grande e responsável pacto social, que atravessasse cada instituição de ensino, comprometido com uma vida humana mais justa, igualitária, digna, para todos. Nossa matéria de trabalho é fluida, dinâmica, orientada pelas múltiplas forças que produzimos, nas culturas, no processo civilizatório. Dos psicólogos se exige atenção, respeito, delicadeza, firmeza, honestidade teórica, implicação política com seu tempo e contexto, compromisso irrestrito com a ética profissional, curiosidade de estudante, de pesquisador, muitas vezes admiração e, frequentemente, compaixão pelos muitos homens, mulheres, jovens e crianças que os cercarão ao longo de suas vidas. Mas não estão ao largo das muitas forças que fazem da sociedade o que ela é. Criar espaços que coloquem os formadores e os formandos em Psicologia em debate acadêmico, científico, social, é uma missão e tanto. 

O X Encontro ABEP realizado em setembro de 2014 nos mostrou que isto é possível, e que a entidade vem cumprindo sua missão: foi excelente nos ouvirmos uns aos outros, aprender, conhecer mais sobre a formação de psicólogas e psicólogos no Brasil. O tempo foi pouco para tanta diversidade temática e riqueza nos relatos, saímos com a certeza de que este é o caminho. Criar esse espaço institucional e nos reunirmos para pensar a formação é, sem dúvida, promissor para todos, para nós psicólogas e psicólogos, professores de Psicologia, estudantes, coordenadores de cursos e para a população brasileira, alvo de nossas muitas práticas e áreas de atuação. Há muito trabalho, é preciso estarmos atentos à formação destes profissionais. É preciso que nos responsabilizemos pela formação deles! É nosso exercício de cidadania. Estamos esperançosos de que muitos novos encontros permitirão desdobrar e avançar as discussões iniciadas no X Encontro. 

Contamos com todos, contem conosco!

 

Diretoria ABEP

Gestão 2015 – 2017

 

AÇÕES DA NOVA DIRETORIA 

Mídias e comunicação

Foram feitas atualizações técnicas e inclusão de abas e sub-abas no site da ABEP, por exemplo a inclusão da aba “Licenciatura”. Além disso, foram realizadas integrações das Redes Sociais ao site, bem como a ativação das mesas (página e perfil do Facebook e do Twitter). Por fim, foi realizada uma atualização dos e-mails dos Núcleos ABEP para ampliar as possibilidades de comunicação entre coordenadores de Núcleos ABEP e Diretoria. 

 

Revista Psicologia: Ensino e Formação

A ABEP, fundamentada na crença da importância da circulação de ideias e da divulgação de pesquisas relacionadas ao ensino e formação em Psicologia,  vem trabalhando intensamente para manter ativa a sua revista “Psicologia: Ensino e Formação”,  realizando seu compromisso de difusão de conhecimento. Considerando este compromisso, convidamos professores, alunos, coordenadores e todos aqueles que tenham produção relacionada ao escopo da revista, para que encaminhem material para avaliação com vistas à publicação. As informações sobre as normas e procedimentos de submissão podem obtidas através do acesso ao link: http://pepsic.bvsalud.org/revistas/pef/pinstruc.htm. A revista recebe submissões em fluxo contínuo e em breve será publicado o no 2, de 2015.

Temos a convicção de que a colaboração de todos é necessária para que a revista ocupe lugar de destaque no cenário educacional do ensino e formação em Psicologia. Mudanças nos processos formativos dependem, para além de normas, orientações e instruções dos sistemas de regulação, da reflexão sistematizada e do compromisso de todos os agentes atuantes em contextos educacionais afetos ao ensino e formação em Psicologia. 

O periódico criado pela ABEP para ser espaço privilegiado e qualificado da circulação de ideias sobre ensino e formação em Psicologia. 

Contamos com sua colaboração!

Roberta Gurgel Azzi

Editora da Revista Psicologia: Ensino & Formação

 

Eventos preparatórios e Pré-COREPs

O Congresso Nacional de Psicologia (CNP) é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. No CNP são definidas as diretrizes e ações políticas que devem ser priorizadas para o triênio subsequente, ou seja, para a próxima gestão dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia (2016-2019). Ele ocorre a cada de três anos e é fruto de um amplo processo democrático em que todas(os) as(os) psicólogas(os) podem contribuir para o projeto coletivo da profissão através de elaboração de propostas que serão apreciadas nos Pré congressos e serão levadas ao Congressos Regionais de Psicologia (COREP). As propostas aprovadas no COREP e as(os) delegadas(os) e suplentes eleitos nessa ocasião representarão as(os) psicólogas(os) daquela região na etapa nacional do CNP, nos dias 16 a 19 de junho de 2016 em Brasília, DF.  

Em reunião entre o Conselho Federal de Psicologia e os CRP’s foi decidido na APAF o tema do 9º CNP: Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária. Nesse direcionamento, as propostas que devem ser elaboradas pelas(os) psicólogas(os) devem se enquadrar nos três eixos norteadores:

Eixo I – Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade;

Eixo II – Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático e de garantia de direitos;

Eixo III – Ampliação e qualificação do exercício profissional no estado de garantia de direitos.

Os Eventos Preparatórios consistiram na primeira etapa desse processo. Nesses eventos foram debatidos os três eixos pela(os) psicólogas(os) e acadêmicas(os) de Psicologia presentes e posteriormente elaboradas as primeiras propostas para cada um desses eixos. A segunda etapa que se encerrou em todo país em abril e contou com a ampla participação das(os) psicólogas(os) brasileiras(os) nos Pré-COREPs para elaboração de novas propostas e apreciação das propostas regionais e nacionais produzidas nos eventos preparatórios, bem como para eleição de delegadas (os) para o COREP com a participação exclusiva dos delegados eleitos na etapa anterior.

Em reunião, a Diretoria da ABEP chegou ao consenso de que é função da ABEP elaborar teses para o CNP que explicitem a luta e o compromisso desta entidade com o ensino e a formação em Psicologia, bem como estimular os núcleos a estarem presentes nesses eventos. Os diretores da ABEP fizeram um resgate de propostas do VIII CNP que não foram desenvolvidas nos últimos três anos, bem como propuseram novas temáticas baseadas nas experiências trazidas pelos debates nos fóruns com os docentes, coordenadores, acadêmicos e profissionais de Psicologia e propuseram que os Núcleos ABEP conduzissem o debate destas questões e estimulassem a elaboração de novas propostas baseadas nas realidades loco-regionais em que atuavam. Até o presente momento, foram eleitos 8 (oito) delegados que compõem a Diretoria da ABEP ou são membros dos Núcleos ABEP para participarem do COREP nos estados de São Paulo, Rio, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Paraíba. 

A ABEP garantindo espaço de diálogo com a categoria Prá Cuidar da Formação!  

GT de de Licenciatura do FENPB 

O GT de Licenciatura do FENPB já se reuniu três vezes para discutir as questões relacionadas às DCN 2011 e a Legislação de 2015 para Licenciaturas, bem como questões emergentes que componham a natureza do GT. 

No dia 3 de março de 2016 a ABEP assumiu a coordenação do GT Licenciatura e posteriormente fez uma consulta ao CNE sobre a obrigatoriedade das Licenciaturas para Psicologia recebendo como resposta a reafirmação da obrigatoriedade dessa modalidade de formação para os cursos de Psicologia ativos. 

O GT de Licenciatura continuará debatendo a temática e buscando fazer questionamentos aos órgãos responsáveis (CNE, INEP e CFP) para o esclarecimento das questões que ainda estão gerando dificuldades para as IES no tocante as dúvidas e ambiguidade na interpretação dos documentos reguladores, intermediando este diálogo com os coordenadores de curso das IES de todo o país. 

 

Em memória de Marcos Vinícius

Graduado em Psicologia, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva, o professor associado aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFPBA, Marcus Vinicius de Oliveira Silva, nos deixou de forma abrupta, assassinado na noite de quinta-feira, 4 de fevereiro deste ano no povoado de Pirajuía, município de Jaguaripe, no Recôncavo baiano. 

Seu legado à Psicologia é impagável, tendo sido coordenador do Laboratório de Estudos Vinculares e Saúde Mental (IPSI-UFBA), diretor do Instituto Silvia Lane-Psicologia e Compromisso Social, consultor eventual da área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, integrante do Núcleo de Estudos Pela Superação dos Manicômios.

Mas sua contribuição às lutas pelos Direitos Humanos e seu jeito próprio de fazer Psicologia, Política e Mobilização discutindo temas polêmicos e comprometidos com a sociedade (Reforma Psiquiátrica e Saúde Mental, Clínica Psicossocial, Psicologia e Direitos Humanos, Desigualdade Social e Subjetividade) é a grande marca da sua vida que muito tem a nos ensinar.

Assim, como diversas entidades da Psicologia, a ABEP também chorou a sua morte e esteve representada em seu velório. Além disso, enviou uma carta ao Secretário de Segurança Pública da Bahia e ao Ministro da Justiça sobre investigações do assassinato de Marcos Vinícius, bem como solicitando empenho na apuração do caso. 

A ABEP também esteve representada pela Diretora Lecy Rodrigues Moreira e por Mônica Lima do Núcleo ABEP Bahia no ato ocorrido na Reitoria da UFBA em homenagem à Marcos Vinícius, em que várias entidades, estudantes, professores, técnicos administrativos e usuários se fizeram presentes. 

O apoio da ABEP se deu durante todo o processo, com divulgação massiva nas nossas redes sociais, no site, em articulação com o FENPB e com o Movimento Cuidar da Profissão. 

E aqui segue nossa singela homenagem à Marcos, um lutador incansável que sempre estará em nossa memória e inspiração…

Versos de Luta

os olhos

se enchem

de lágrimas

e sangue

quem

matou

dessa

vez?

o homem do revólver

ou o homem que quer terra?

(mais) uma morte

matada, Matraga

de combater injustiças

fez sua vida

e de forma injusta

fizeram sua morte

que venham versos de luta

que a poesia

conforte a dor

mas enfureça a alma

que a indignação

se faça, como ele, presente

sem minutos de silêncio

vamos ecoar sua voz

que venham as homenagens

mas que não se esqueçam sua mensagem:

“quem não corre risco

não transforma nada”

que fiquem suas provocações

suas histórias de lutas coletivas

e que a morte da carne

dê vida à tudo o que foi vivido

que da crítica

se faça militância

e da sensibilidade

poesia

cinco de fevereiro

de dois mil e dezesseis

dia de luto

para todxs que lutam

Lutemos!

rafa d.

 

Mapeamento dos Núcleos ABEP 

Foi criado o grupo do Watts App dos Coordenadores dos Núcleos do qual três Diretores da ABEP participam, além da secretária da entidade que está no grupo como administradora para ajudar na condução das tarefas de comunicação. Foi enviado um texto explicando o objetivo e a natureza do grupo e atualmente existem 12 Núcleos ABEP participantes. 

Os coordenadores de Núcleos ABEP que ainda não estão cadastrados podem entrar em contato pelo telefone:(11) 4106-3556 ou por e-mail: abep@abepsi.org.br, disponibilizar seu contato telefônico com Watts App e solicitar sua inclusão no grupo.

Além do Watts App, foi realizado o mapeamento dos Núcleos Regionais da ABEP distribuídos pelo país. Sua finalidade primordial foi promover processos de integração entre os Núcleos, isso envolve, dentre outras coisas, conhecermo-nos mais e melhor, aprimorando nossa comunicação interna e externa e impulsionando ações conjuntas e articuladas com a ABEP Nacional. Essa ação objetivou, ainda, qualificar a gestão dos Núcleos ABEP por meio de uma iniciativa participativa, plural e democrática, uma vez que conhecendo as demandas e necessidades de cada Núcleo, poderemos nos organizar de modo mais abrangente, propondo ações que fortaleçam a ABEP nos níveis local e nacional.

Núcleos ABEP participem de mais uma forma de comunicação com a Diretoria dessa entidade, pois contamos com vocês Prá Cuidar da Formação!

 

Recadastramento de coordenadores de curso para o Fórum de Coordenadores da ABEP e de Associados (as)

O Fórum de Coordenadores da ABEP é um espaço consolidado de constante interlocução com os coordenadores de curso de Psicologia de todas as regiões do país.

Para que a ABEP continue com sua missão de qualificar cada vez mais a formação do psicólogo brasileiro através do diálogo que agrega diversas realidades institucionais com uma rica diversidade de experiência de formação em Psicologia, é necessário a atualização e correção de dados dos coordenadores dos cursos.

Assim, a ABEP enviou esta semana um formulário de recadastramento para todos os participantes do grupo. Para você que é coordenador de curso de Psicologia e não recebeu essa solicitação, siga as instruções abaixo:

1. Envie uma mensagem para o email abep@abepsi.org.br com o assunto: Recadastramento de coordenadores e/ou Recadastramento de Associados;

2. Responda o breve questionário abaixo, no próprio corpo do email, com a maior brevidade possível;

CADASTRO ABEP DE COORDENADOR DE CURSO DE PSICOLOGIA

Nome do coordenador de curso:

Instituição de Ensino:

Campus:

Cidade:                                                        Estado:

Endereço:

Telefone:

Email da coordenação:

 

3. Desejamos atualizar o cadastro de nossos(as) associados (as)

 

Nome completo:

Professor de Psicologia (   )          Estudante de Psicologia (   )          Psicólogo (a) (    )

Instituição de ensino: (Nome, endereço eletronico, cidade/estado)

Local de Trabalho: (Nome, endereço eletronico, cidade/estado)

 

A ABEP agradece sua colaboração e seu interesse na continuidade de nosso diálogo!

 

Caros associados, em breve entraremos em contatos novamente com novas informações relevantes à formação e ao ensino de Psicologia. E contamos com vocês Prá Cuidar da Formação!

 

ABEP- Associação Brasileira de Ensino de Psicologia

Site: www.abepsi.org.br

E-mail: abep@abepsi.org.br

Contato: (11) 4106-3556