elektronik sigara e sigara - Royal honey

Boletim ABEP 03/2017

 

topo_boletim03

XI ENCONTRO NACIONAL DA ABEP

A Associação Brasileira de Ensino de Psicologia- ABEP, promoverá seu XI Encontro Nacional, entre os dias 7 e 9 de setembro de 2017, nas dependências da Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas, São Paulo/SP. Esse evento acontece a cada dois anos e tem o objetivo de discutir os diversos aspectos e temas relacionados à formação da(o) psicóloga(o) brasileira(o).

Nesta edição, o encontro intitulado “Ensino e formação em Psicologia no século XXI: transformações e desafios” incluirá debates atuais sobre a Psicologia e Direitos Humanos, Psicologia e Políticas Públicas, Metodologias Ativas e Formação de Psicólogas(os), Práticas Interprofissionais, entre outros temas que perpassam o ensino de Psicologia no Brasil.

O público alvo do encontro é composto por professores, coordenadores de curso, pesquisadores, psicólogos e estudantes de Psicologia. Dentre as atividades propostas teremos conferências, conversando sobre, como eu faço, comunicações orais, mesas redondas, minicursos e pôsteres, além dos Fóruns ABEP com coordenadores de cursos, coordenadores de Serviços-Escola, supervisores de estágio, estudantes e coordenadores de Núcleos ABEP. No último dia do XI Encontro Nacional da ABEP será a entrega do Prêmio Sílvia Lane e ocorrerá a Assembleia dos associados ABEP, momento no qual será realizada a eleição para a diretoria da entidade para os próximos 2 anos.

Ao longo de seus 18 anos de existência, que serão comemorados durante o XI Encontro Nacional, a ABEP promoveu regularmente eventos nacionais que se firmaram no calendário das atividades acadêmicas como importante espaço de interlocução dos cursos e como possibilidade de trocas de experiências que contribuem de maneira significativa para a qualificação da formação do profissional de Psicologia no Brasil.

Venham contribuir com suas experiências educacionais no XI Encontro Nacional da ABEP. Maiores informações você encontra no site: http://abepsi.org.br/encontro2017/, inscrições em breve.

 

PRÊMIO SILVIA LANE

O Prêmio Silvia Lane representa uma justa homenagem à trajetória profissional desta professora, pesquisadora e autora que contribuiu significativamente para o avanço da Psicologia no Brasil, lecionando durante muitos anos na PUC de São Paulo. Na universidade, ela foi responsável por importantes estudos sobre a Psicologia Social voltada para a realidade brasileira. A emérita Professora Silvia Lane, com toda a sua experiência na construção do conhecimento, formou uma geração de profissionais comprometidos com a transformação social e com a pesquisa. 

Para honrar sua obra e com o objetivo de disseminar a produção do conhecimento, incentivando a realização de pesquisas na área de Psicologia no Brasil, a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) promove em 2017 a 10ª edição do Prêmio Silvia Lane.  Este prêmio representa, para os estudantes de Psicologia,  um estímulo a mais para promover  a busca pelo conhecimento e pela pesquisa. .

Incentivem os estudantes de sua instituição a enviarem seus Trabalhos de Conclusão de Curso e Relatórios de Estágio e mostrem a todo o país a qualidade da formação em Psicologia na sua região.

Confiram o regulamento e prazo de inscrição no site http://abepsi.org.br/premiosilvialane/

 

REPRESENTAÇÕES DA ABEP EM EVENTOS

MARÇO

Diretoria da ABEP participa do I Simpósio Psicologia e Compromisso Social em São Paulo

Entre os dias 20 e 22 de março de 2017, na PUC São Paulo (Campus Perdizes), foi realizado o I Simpósio Psicologia e Compromisso Social, que homenageou o psicólogo Marcus Vinícius (Matraga). No último dia do evento foi inaugurado o Memorial Matraga, que reúne vídeos, textos, fotos, áudios de entrevistas com Marcus Vinícius, além de diversos depoimentos daqueles que conviveram com ele no âmbito profissional e pessoal. Estiveram presentes a Diretora-presidente da ABEP, Diva Lúcia Gautério Conde, as diretoras Suenny Fonseca de Oliveira e Graça Santiago, além das coordenadoras e representantes de Núcleo ABEP São Paulo Metropolitano, Raizel Rechtman e a colaboradora da ABEP, Eliz Marine Wiggers (Núcleo ABEP Santa Catarina).

 

Fórum de Coordenadores de Curso discute Formação em Psicologia

No dia 21 de março de 2017, compondo as atividades do I Simpósio Psicologia e Compromisso Social, as diretoras da ABEP Diva Lúcia Gautério Conde, Graça Santiago e Suenny Fonsêca de Oliveira mediaram o Fórum de Coordenadores de Curso de Psicologia. Inicialmente, Diva fez um resgate histórico da ABEP e sua relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Psicologia. Diversos temas surgiram do grupo, sendo os principais a oferta de cursos de graduação a distância, a regulação das especializações via MEC, a avaliação do INEP através do  SINAES, além de dificuldades relatadas por professores, coordenadores de curso e de Núcleos ABEP.

 

Núcleo ABEP Campinas e Sub-Sede Campinas do CRP-SP discutem a Psicologia na América Latina.

No dia 23 de março teve lugar na PUC Campinas o Encontro “Fazer Psicologia em e com a América Latina” promovido pelo Núcleo ABEP Campinas e pela Sub-Sede do CRP 06. O evento foi coordenado pela colaboradora da ABEP, Angela Soligo, e por Fernanda Freitas, coordenadora do Núcleo ABEP Campinas,  contou com o apoio do CFP e teve como palestrante o Prof. Dr.Manuel Calviño, de Cuba, presidente da ALFEPSI – Associação Latino-Americana para a formação e o ensino da psicologia.

 

Coordenadores de Curso de Psicologia de Minas Gerais se reúnem com subsede do CRP-MG

O diretor da ABEP – Celso Tondin esteve na subsede do CRP-MG, em Juiz de Fora, para participar de uma Reunião com coordenadores de curso de Psicologia da região. Celso também compõe a Comissão de Psicologia e Formação Profissional do CRP – MG.

 

Ato contra a judicialização das relações promovido pelo CFP retira processo contra a Gestão da ABEP

No dia 24 de março, os diretores e representantes da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) na gestão 2013-2015: Ângela Soligo, Irani Tomiatto de Oliveira, Fabiana Pinheiro Ramos e Júlio Schruber Júnior, foram a Brasília para receber desagravo do Conselho Federal de Psicologia, em virtude de ação judicial movida pelo antigo plenário do  CFP (gestão 2013-2016),  em virtude  da carta aberta “A Abep está de mudança” que comunicou publicamente a mudança de sua sede, uma vez que havia sido solicitado pelo CFP a desocupação do espaço que ocupava na sede da autarquia. O atual plenário do CFP (gestão 2017-2019) retirou as ações judiciais direcionadas a três entidades e seis profissionais da Psicologia, processados nos últimos três anos por questionarem posicionamentos da gestão anterior do CFP em notas públicas.  A decisão do XVII Plenário do CFP de desistir dos litígios e fazer um desagravo público aos citados ocorreu por entender que as ações representavam tentativa de cerceamento da liberdade individual de expressão e manifestação política de pessoas e entidades.

 

Fique em dia com a ABEP – desconto para pagamento de anuidade prorrogado até 30 de Maio de 2017, acesse o link e gere o seu boleto: http://silvialane.abepsi.org.br/silvialane/socio/boleto.aspx

 

Caros associados, em breve entraremos em contato novamente com novas informações relevantes à formação e ao ensino de Psicologia. Contamos com vocês Para Cuidar da Formação!