elektronik sigara e sigara - Royal honey

BOLETIM ABEP Nº 1 – JANEIRO2018

REVISÃO DAS DCN DE PSICOLOGIA: UM PROCESSO DEMOCRÁTICO E PARTICIPATIVO PARA A FORMAÇÃO

Para dar início à revisão das DCN para os cursos de graduação em Psicologia, a partir de uma perspectiva democrática e participativa entre os atores da formação (coordenadoras/es, professoras/es, alunas/os, psicólogas/os) e sociedade, a ABEP, o Sistema Conselhos e a FENAPSI promoveram alguns encaminhamentos: constituição do Grupo de Trabalho DCN (GT DCN – CFP/ABEP/FENAPSI); elaboração de um texto disparador das discussões sobre a formação e a intensificação da participação da ABEP nas reuniões da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O GT DCN – CFP/ABEP/FENAPSI, composto por representantes dessas três entidades, elaborou a estratégia para a concretização da discussão ampliada, visando promover a organização e a mobilização das/os psicólogas/os, docentes e estudantes de Psicologia do país em torno da proposta das novas DCN de Psicologia. A partir das reuniões desse grupo surgiu o Regulamento do Encontro Nacional das DCN e o Formulário para envio de propostas (anexos).

De modo geral, o processo de revisão das DCN se inicia com Reuniões Preparatórias (livres, organizadas pela própria categoria, com a implicação das coordenações dos cursos de Psicologia), que deverão ocorrer entre os dias 01 de dezembro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018. A seguir ocorrerão os Encontros Regionais, entre 17 de março e 21 de abril de 2018, nas cinco regiões do país.

Após a sumarização dos Relatórios Regionais ocorrerá o Encontro Nacional, em 05 de maio de 2018, em Brasília- DF. A proposta das DCN de Psicologia elaborada nesse encontro será disponibilizada para consulta pública de 20 de maio a 10 de Junho de 2018 e, posteriormente, a versão final será encaminhada ao Conselho Nacional de Saúde e ao Ministério da Educação.

O texto disparador das discussões sobre a formação, intitulado “Repensando a Formação da(o) Psicóloga(o): revisão das DCN para os cursos de graduação em Psicologia” (anexo), elaborado pela ABEP, teve como principal objetivo oferecer subsídios para as discussões. Para tanto, inicia com um breve levantamento histórico e análise de diferentes períodos da formação em Psicologia no Brasil, com seus determinantes e referências; a seguir, relata o contexto e a origem da atual proposta de revisão das DCN e, por fim, elenca e analisa os principais aspectos que, neste momento, demandam novas contribuições ou reformulações. Esses tópicos de discussão vêm sendo problematizado por coordenadoras/es de curso, orientadoras/es de estágio, estudantes e profissionais de Psicologia nos Fóruns ABEP e em outros espaços de interlocução com a entidade.

A intensificação das reuniões mensais da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) – CIRHRT/CNS e participação ativa nas reuniões ampliadas do GT DCN ocorreram pela inclusão da diretora da ABEP, Suenny Fonsêca de Oliveira, neste espaço, com o apoio do CFP. Durante as reuniões, a Psicologia ampliou sua voz, já presente por meio da participação do CFP e da FENAPSI, e contribuiu com a construção das diretrizes curriculares comuns para os cursos da saúde que consistem na Resolução do CNS nº 569 e Parecer CNS nº 300 aprovado pela 183ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (anexos). 

Essas ações têm fortalecido a Psicologia como ciência e profissão, nesses diversos espaços. A ABEP convida você a participar desse momento histórico para a formação das(os) futuras(os) psicólogas(os). Esteja presente nas reuniões preparatórias e contribua com propostas para as novas DCN para a graduação em Psicologia! Sua presença é fundamental para que o processo seja verdadeiramente amplo e democrático!

Acompanhe o boletim completo no link: http://www.abepsi.org.br/boletim-abep-no-1-janeiro2018/

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.