elektronik sigara e sigara - Royal honey

Ofício encaminhado ao Ministro da Justiça referente ao assassinato do prof. Marcus Vinícius de Oliveira Silva

Ofício 006-16/ABEP

São Paulo, 17 de fevereiro de 2016.

Ao Excelentíssimo

Dr. José Eduardo Cardozo

Ministro da Justiça

Ref.: Assassinato do Prof. Dr. Marcus Vinícius de Oliveira Silva

A Associação Brasileira de Ensino de Psicologia, ABEP, manifesta seu luto e indignação pela morte do psicólogo e professor Dr. Marcus Vinícius de Oliveira Silva, assassinado em 04 de fevereiro último, no interior da Bahia.

A Psicologia ensinada, pesquisada e praticada no Brasil perdeu um pensador que lhe emprestou sua incansável energia de trabalho. Militante político, sempre esteve posicionado ao lado da grande parcela da população pobre, historicamente alijada de todos benefícios aos quais  tem direito. Marcus Vinícius marchou ao longo de sua vida, desde estudante, em prol da busca de uma nação brasileira mais justa e igualitária.  

Dirigente e colaborador do Conselho Federal de Psicologia, por muitos anos, colocou a Psicologia no centro da luta antimanicomial, nos últimos vinte e cinco anos, implicando a todos nós, psicólogas e psicólogos com as lutas por uma vida mais digna para aqueles com graves sofrimentos psíquicos, até há muito pouco tempo excluídos da vida em coletividade, isolados em manicômios.  Toda a sociedade brasileira será tributária, para sempre, ao nosso companheiro, entre outros, pelo alcance da Lei No 10.216, de 6 de abril de 2001, considerada uma das mais bem elaboradas políticas públicas para a saúde mental, no mundo contemporâneo.

Marcus Vinícius também trabalhou intensamente no sentido de colocar a Psicologia, no Brasil,  implicada com as lutas pela afirmação e extensão dos Direitos Humanos.

Esta compreensão das possibilidades de contribuição da Psicologia para a nação fizeram com que entre nós, psicólogas  e psicólogos, formados nos últimos anos, tenha se desenvolvido a ideia de que estudar e praticar psicologia nos exige necessariamente um laço social que se expressou  na formulação de uma  Psicologia com Compromisso Social.  Para afiançar este Compromisso Social, ele apontou para a participação e inclusão das práticas psicológicas realizadas a partir de uma perspectiva crítica,  nas políticas públicas de saúde, de assistência social, de educação, de justiça. Abrir os espaços de atuação, aproximarmo-nos da grande totalidade da população, contribuindo para sua vida, seu desenvolvimento, seu bem estar.

Marcus Vinícius foi professor no Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, e ali exerceu sua docência militante, debatendo com jovens, provocando-os, instigando-os em sua formação científica e prática.  Levou para as salas de aula o afeto presente nos cuidados humanitários aos portadores de sofrimento psíquico; o imperativo da afirmação dos Direitos Humanos, como expressão do que melhor temos produzido para assegurar  vidas vividas com dignidade; a necessidade de que se estabelecesse a união solidária entre psicólogas e psicólogos latino-americanos em torno de uma Psicologia com Compromisso Social, em toda a América Latina. 

Marcus Vinícius foi um psicólogo e professor brasileiro cuja combatividade cotidiana e  dedicação integral, foi um exemplo honrado de quem viveu o que pregava, o que defendia.  Foi uma perda severa para todos nós, seus companheiros, a Psicologia, a sociedade brasileira, em especial seus povos mais à margem, mais vilependiados.

            A ABEP, psicólogos, psicólogas, professores e professoras  de Psicologia, esperamos que o país retorne  ao nosso companheiro, pelo menos simbolicamente, seu empenho, seu trabalho cotidiano e incansável,  assegurando que se faça justiça através da identificação dos culpados por sua morte, e de sua penalização. 

 Atenciosamente,

Profa. Dra. Diva Lúcia Gautério Conde

Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia-  ABEP   


 

Clique aqui e confira a versão em PDF encaminhada para o Ministério da Justiça

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.